quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Água Salgada


    Utilizar agua salgada sintética , de boa procedência . Muitas marcas hoje permitem a utlização de agua clorada para a preparação.
     Preparar a agua em um grande balde plástico, promovendo.
     A seguir demonstramos a disposição geral dos equipamentos listados acima:


montagem_salgada.jpg (9684 bytes)

Legenda:1 lampada fluorescente
2 termostato
3 bomba submersa
4 mangueira de ar
5 filtro biológico
6 chaminé
7 elementos decorativos
8 cascalho de conchas

     Todo aquarista de água salgada deverá ainda ter os seguintes materiais

- teste de amônia
- teste de nitrito
- teste de nitrato
- teste de pH
- densímetro plástico
- termômetro de boa qualidade
- sifonador de cascalho
- 2m de mangueira de ar com regulador de ar plástico
- limpador magnético de algas


MONTAGEM

     Dispor as placas do filtro recobrindo todo o fundo do aquário , acoplar as torres , bombas , tubulações de ar , termostato . Cobrir a placa de fundo com água salgada até uma altura de 5 cm.
     Bater com os dedos na placa de forma a expulsar o ar que ficou retido sob o filtro biológico . Colocar o cascalho até a altura de 7 cm . Dispor as peças decorativas de forma tal que fiquem bem encaixadas e firmes no local . Completar o nível de água salgada . Ligar todos os equipamentos .. O aquário deverá começar a ser operado como se já estivesse povoado.
     Ajuste o nível de bolhas para que haja uma boa aeração e pouco barulho . Ajustar o termostato para 30 oC., seguindo as indicações do fabricante . Ligar as lâmpadas já com a relação de dia / noite (fotoperíodo) no qual o aquário irá trabalhar.
     Peça ao lojista cerca de 100 g de cascalho de algum aquário de água salgada da loja Trate esse cascalho como um organismo vivo (não deixe secar ou pegar calor em demasia) .Já em casa abra uma trincheira no substrato de seu aquário , coloque o cascalho da loja e cubra novamente com cascalho do aquário . Você estará semeando as bactérias do seu filtro biológico . Compre também cerca de 6 pequenos paguros , que irão auxiliar nessa fase inicial do aquário.
     Após o terceiro dia da montagem comece a monitorar amônia e nitrito , lançando os valores encontrados em uma tabela . Assim você poderá acompanhar a subida na concentração de amônia , o aparecimento do nitrito , e se tudo caminhar corretamente , em cerca de 10 a 30 dias concentrações muito baixas dessas duas substancias . É o sinal de que seu aquário entrou em equilíbrio.
     Regule novamente o termostato para a faixa de temperatura ideal (25 a 27oC)
     Comece a fazer o povoamento com peixes resistentes , como os bodiões , donzelas , apogons , cirurgiões , entre outros . Evite colocar mais do que 1 a 2 peixes por semana . Isso fará com que o aquário vá lentamente se equilibrando ao aumento de carga orgânica .. Os melhores indicadores de que o seu aquário ainda não está superpovoado são:

- ausência de brigas
- baixa taxa de doenças
- baixas taxas de amônia e nitrito

Nenhum comentário:

Postar um comentário